Você sabe como manter os pneus de seu 4 x 4. Confira nossas dicas

Algumas dicas sobre utilização de pneus
 


  • Pressão de Enchimento
    Os pneus devem ser enchidos conforme as recomendações do fabricante do veículo, que sabe quais são as condições ideais de uso do veículo e dos pneus escolhidos para ele. Mas é comum que os pneus estejam descalibrados se o condutor não mantém a manutenção adequada. As três situações mais encontradas são:
     

  • Excesso de Pressão:
    Causa alteração da área de contato com solo, diminuição da vida útil, desconforto, menor aderência com o solo e desgaste irregular no centro da banda de rodagem. O supertencionamento da carcaça deixa o pneu mais suscetível a cortes e impactos.
     

  • Falta de Pressão:
    Provoca alteração da área de contato com o solo, aquecimento excessivo, diminuição da vida útil, fadiga prematura da estrutura, quebras na carcaça, desgaste irregular nas bordas e aumento no consumo de combustível. Também pode provocar a quebra e separação dos componentes da estrutura do pneu.
     

  • Pressão Correta:
    Tem-se o contato perfeito com o solo, com desgate regular, aumento da vida útil e melhora o desempenho do motor com menor consumo de combustível.
     

  • Verificação da pressão:
    Deve ser feita semanalmente ou a cada 15 dias. Antes de longas viagens, faça uma checagem da pressão.

    Se for viajar com o veículo carregado, incremente a pressão de ar de 2 a 4 libras/pol, desde que este aumento não ultrapasse a máxima recomendada.

    Lembre-se de checar a pressão com os pneus frios, um pneu (de passeio por exemplo), dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, demora de 1 a 2 horas para esfriar!

    A tampa do bico da válvula:
    A tampa é um acessório extremamente útil, pois evita vazamento de ar e a penetração de umidade e impurezas, que danificam o núcleo da válvula.
     

  • Rodízio - como revezar os pneus
    Para se utilizar o potencial do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos de 10.000Km.

    Os pneus deverão ser trocados conforme as indiçações abaixo, após análise do seu estado geral.

    O rodízio serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.


    Lembre-se:
    O primeiro rodízio é o mais importante. Após o rodízio verifique o alinhamento do veículo, o balanceamento e a pressão de ar dos pneus. Pneus unidirecionais devem seguir somente o esquema "D".
    • Quinta, 05 de Janeiro de 2012

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